terça-feira, 1 de setembro de 2015

CARTA ABERTA AOS ARQUIVISTAS, PROFESSORES E ALUNOS DE ARQUIVOLGIA DO ESTADO DA PARAÍBA E A TODA SOCIEDADE PARAIBANA INTERESSADA EM POLÍTICAS CULTURAIS NA ÁREA DOS ARQUIVOS - Everaldo Chaves

Olá pessoal,
Segue abaixo carta enviada pelo arquivista Everaldo Chaves, com o intuito de apresentação geral de suas propostas para eleição na área setorial de arquivos do CNPC.

Outros candidatos que quiserem publicar suas propostas aqui, basta nos enviar mensagem.

Até!

Dacles Silva"


CARTA ABERTA AOS ARQUIVISTAS, PROFESSORES E ALUNOS DE ARQUIVOLGIA DO ESTADO DA PARAÍBA E A TODA SOCIEDADE PARAIBANA INTERESSADA EM POLÍTICAS CULTURAIS NA ÁREA DOS ARQUIVOS

Prezados colegas Arquivistas, professores e alunos dos cursos de Arquivologia da UEPB e UFPB e sociedade paraibana em geral. Saudações.

Estou candidato ao Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) para o período de 2015 a 2017, na área setorial de Arquivos, representando o estado da Paraíba. Aceitei esse desafio porque entendo que já está mais do que na hora de sermos protagonistas de nossa própria história; porque está claro que somos capazes de nos representar e lutar pela melhoria da nossa área, pela melhoria dos arquivos do nosso estado, pela implementação de políticas arquivísticas em todas as esferas do poder público.

É chegada a hora de nós mesmos, ARQUIVISTAS DE FATO E DE DIREITO, graduados em Arquivologia e reconhecidos pela Lei n° 6.546 de 04 de julho de1978, ocuparmos o lugar que é nosso por direito. Vamos unir forças e lutar por uma categoria forte, onde o interesse prevalecente seja o coletivo; onde o interesse pessoal, gratuito e do poder pelo poder de grupos fechados (e já clichês), não se sobreponha aos interesses gerais; onde a postura e as ações dos atores envolvidos sejam, de fato, tão éticas quanto o discurso em público; onde os atos públicos e de interesse geral sejam transparentes e praticados com lisura.

Defendo, como bandeira deste pleito, a criação de arquivos municipais em todo o estado da Paraíba, como forma de fomentar o acesso às informações produzidas por essa esfera de poder, possibilitando a pesquisa histórica, cultural e acadêmica, além de permitir a construção da memória social do nosso povo pelo viés das administrações municipais. Sendo essa a minha justificativa enquanto ator social que tem a responsabilidade de organizar e facilitar o acesso às informações orgânicas produzidas e recebidas pelas instituições.

Enquanto benefício para a categoria, visualizo a ampliação do nosso mercado de trabalho, uma crescente demanda por mão de obra especializada, cuja qual nós somos detentores, academicamente preparados e legalmente reconhecidos. Além disso, vislumbro novas possibilidades de abertura de vagas em editais públicos com a criação desses espaços de memória e a evidente necessidade da atuação dos arquivistas na gestão documental das instituições públicas, onde a produção documental só aumenta a cada dia e quase nada se tem feito para a racionalização da produção, uso, fluxo, tratamento e arquivamento.

Conto com o apoio de todos os que acreditam que podemos atuar como protagonistas! Fomos coadjuvantes passivos durante o tempo suficiente para compreendermos o nosso papel enquanto profissionais livres e autônomos.

Entendo que devemos, isso sim, ser gratos àqueles que dedicaram sua força de trabalho e intelecto aos arquivos e à Arquivologia no estado da Paraíba, sendo profissionais de outras áreas. Foram (e são) importantes na construção de uma comunidade inteira de Arquivistas que têm uma formação e atuação específicas, logo, devem (assim entendo) ser, especificamente representados por quem é, vive, ama, respira, transpira e inspira arquivos e arquivologia vinte e quatro horas por dia.
 
As inscrições para poder votar e ser votado podem ser feitas até 26 de setembro de 2015. Nesse período, todas as pessoas maiores de 16 anos podem se cadastrar como eleitores e maiores de 18 podem se cadastrar como candidatos. A plataforma digital estará aberta para o exercício do voto durante o período de 08 de setembro de 2015 a 07 de outubro de 2015.
 
Para se cadastrar como eleitor siga os seguintes passos:

1. Acesse o link: cultura.gov.br/votacultura/inscricoes/
2. Concorde com os termos de uso
3. Escolha a opção “sou eleitor”
4. Escolha o estado da Paraíba no mapa
5. Selecione a opção “Arquivos”
6. Preencha o formulário com os seus dados pessoais solicitados
7. Confirme.
 
Pronto, depois de seguir esses passos você já está cadastrado como eleitor. A partir do dia 08 de setembro até o dia 07 de outubro de 2015, você poderá votar na Plataforma Digital.
 
Conclamo e conto com cada colega, amigo e pessoa interessada em uma política voltada para os interesses coletivos relacionados à área dos Arquivos, para discutirmos e construirmos juntos essa nossa estrada.

Obrigado.

Everaldo Bezerra Chaves - Arquivista


Nenhum comentário:

Postar um comentário