segunda-feira, 18 de março de 2013

Greve, etc e talz

Olá,

Bem, como todos sabem, a UEPB está em greve por tempo indeterminado. Dentre um dos motivos ao qual reivindicam os professores é o reajuste salarial. Já escutei também algo relacionado a melhoria estrutural.

Mas enfim, o que me levou a escrever algo sobre isso?

Uma greve no ambiente educacional, em especial do corpo docente, reflete diretamente nos alunos, ao qual estão ali no percurso do seu aprendizado em determinada área. E como é ruim quebrar o ritmo. Ruim para todos.

Nas redes sociais, ao qual tenho acesso, li nos últimos dias inúmeras discussões sobre a tão falada greve da UEPB, alguns apoiam e outras não. Coisa bem comum, já que este assunto interfere diretamente no cotidiano do corpo discente. 

Antes de tudo, não estou aqui para concordar ou discordar com a greve, mas sim, para incitar uma reflexão. Só! ;)

Então... vamos lá!

O que é uma greve? É uma cessação coletiva e voluntária do trabalho realizado, com o fim de obter benefícios, sejam eles financeiros ou estruturais. O direito de greve é assegurado pelo artigo 9º da Constituição Federal.
"Art 9º - É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender"

Enfim, é um direito dos professores. E isso é certo e legal!

Porém algumas publicações dos alunos nas redes sociais, me fizeram pensar, qual o real interesse dessa greve? Espero que seja meramente trabalhistas.
No meio de tanta politicagem (Política que tem por objetivo atender aos interesses pessoais), alguns podem fazer uso de tipo de artifício para se sobressair através da luta dos professores por uma causa justa.

Deixo claro, e espero que esse tipo de prática não esteja presente nessa greve da UEPB.

Acredito e espero que as coisas se resolvam, e que as aulas se normalizem.

Porém deixo a reflexão, até onde a política ou a politicagem  interferem no direito de greve, ou melhor até onde elas podem ser usadas de forma errada em uma greve legal.

Abraços, reflitam e opinem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário