sexta-feira, 12 de julho de 2013

Convidado: Alysson Santos Lima

          Olá colegas profissionais da informação leitores deste blog, aproveito a oportunidade para agradecer publicamente Anna Carollyna Bulhões Moreira pelo convite. Meu nome é Alysson Santos Lima, Cristão, Arquivista da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, atualmente ocupando a função de Assessor Administrativo do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA, escrevo aqui com o objetivo de dialogar sobre tema, que poucas pessoas lograram êxito no Brasil, qual seja: Políticas Públicas nos Arquivos.
            De modo delimitado, podemos nos reportar ao tema Políticas Públicas nas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES, que pode ser analisado considerando o caso do arquivo do CCHLA - UFPB. Muitos me perguntam o por que  de o arquivo do CCHLA ser um caso de sucesso, diversamente de outros ambientes dotados de idênticas características. Para responder, necessito compartilhar com os colegas uma rápida experiência. Uma professora, certa vez me disse uma frase por e-mail ao identificar os bons resultados dos trabalhos realizados no CCHLA, o que agora utilizo-me para responder a referida indagação:

“Essa iniciativa é a prova concreta de que o fazer arquivístico está intrinsecamente aliado à bagagem teórica e, sobre tudo, à disposição de "arregaçar" as mangas e fazer acontecer! Você é sem dúvida um profissional que faz a diferença e que nos orgulhamos em tê-lo Conosco”.

Portanto, Caros colegas, diante das dificuldades enfrentadas, seja pela escassez de recursos, seja pela singela importância destinada aos arquivos em nosso país, é necessário motivação, perseverança e insistência para o alcance dos resultados esperados. É imprescindível a disseminação de que o respeito aos arquivos, constitui um mecanismos capaz de orientar e facilitar o trabalho de todos, tanto daqueles que fazem as políticas arquivísticas, quanto dos demais profissionais nas nossas instituições.
Necessitamos nos posicionar como o profissional que faz a diferença, que busca constantemente superar todas as adversidades diariamente reinventadas e, ainda dialogar diuturnamente com todos os demais componentes das instituições nas quais trabalhamos.  Para trilhar o caminho do sucesso precisamos de: DEUS, Ética, Honestidade, Amizade, trabalho pro ativo  e respeito ao todo, ou melhor a equipe!

Forte abraço, perseveremos na luta!


Alysson Santos Lima.


Um comentário:

  1. É verdade Alysson, temos muito a desvelar na nossa área. Ainda pouco reconhecidos, nós, aquivistas, temos muitos paradigmas a quebrar.
    O tema Políticas Públicas para aquivos infelizmente não tem o reconhecimento merecido, se observamos publicações sobre a área, temos pouquíssimos autores abordando tal tema. Fica aí a dica para quem está em conclusão de curso ou produzindo artigos, etc.

    ResponderExcluir