terça-feira, 1 de abril de 2014

Arquivista ou Técnico em Arquivo? Ah esses concursos...

Olá gente,

Ultimamente tenho lido muita coisa em relação a mercado de trabalho para arquivistas. Só posso responder sobre a realidade de João Pessoa - PB, e é fato, que as coisas não estão nada boas. Por incrível que pareça, apesar de possuirmos dois cursos de Arquivologia no nosso estado (UFPB e UEPB), o mercado de trabalho não anda tão receptivo para estes profissionais.

Bem, mas não vamos perder o foco dessa postagem... concursos e suas enxurradas de técnicos em arquivos. Isso, hoje podemos dizer que ARQUIVISTAS=TÉCNICO EM ARQUIVO?. Sou arquivista e sei que essa igualdade passa longe. Mas, vamos analisar, quantos arquivistas hoje, assumem cargos de Técnico em Arquivo?... EITA JESUS!

Isso mesmo, infelizmente por falta de oportunidade, estamos retrocedendo. Quem não quer a estabilidade de um concurso? Sinceramente, já fiz, faço e possivelmente farei, concursos para técnico em arquivo.

Aí, você pode me perguntar... Estão reclamando de que? Na real de nada... Só estou aqui, abordando uma problemática, principalmente das instituições públicas, que entopem de "técnicos de arquivo" as instituições. O que isso tem de ruim? Vagas para arquivistas serão cada dia mais escassas, se pode contratar alguém qualificado e pagar como técnico. Acredito que isso se prolongará por muitos e muitos anos.
Uma pena, visto que caímos na realidade das instituições privadas, onde poucas assinam carteira de arquivistas, com seu real cargo.

E aí, o que acham disso?


2 comentários:

  1. De fato, a situação é crítica. Compreendo que há uma maior facilidade, do ponto de vista administrativo, em transformar códigos de vaga de nível médio para cargos específicos de arquivo. Entretanto, por vezes, assumimos responsabilidades do cargo de arquivista (nível superior) com remunerações não compatíveis. Apesar disso, questiono: o mercado de trabalho para arquivistas na iniciativa privada pagaria quanto? Esse valor seria o equivalente da remuneração ao cargo de técnico em arquivo e ainda com as vantagens do serviço público ao trabalhador? Neste caso, ficamos entre a razão e a "emoção".

    ResponderExcluir
  2. Verdade Thais, dificilmente uma empresa privada, mesmo que assinando sua carteira como arquivista pagará o equivalente a um técnico em arquivo em uma empresa pública e muito menos com todos os benefícios. Falo porque trabalhei em empresa privada como arquivista e as coisas são bem complicadas Esse impasse é horrível para nós como profissionais. :/

    ResponderExcluir