quarta-feira, 21 de março de 2012

Arquivos escolares: quem tem mais voz???

Olá gente,


Hoje irei abordar um tema que foi um dos pontos da minha monografia. Quem hoje aborda/elabora projetos, artigos e afins na área de arquivo escolar??? Infelizmente o entendimento do campo arquivístico ainda é muito distorcido na nossa sociedade. E quando remetemos essa distorção para o profissional arquivista, "sai do meio", arqui o que?? Qual arquivista não se deparou com essa pergunta e com tantas outras. Mas é formado em que isso? Você faz o que? Tem campo de trabalho? Etc, etc. Inegavelmente a uma falha na disseminação da nossa profissão.

Enfim, remetendo aos arquivos escolares a realidade que encontramos são secretários, técnicos administrativo, e remanejados trabalhando no ambiente que é de direito área profissional do arquivista, assegurado no Decreto nº 82,590, de 6 de novembro de 1978. 1978? Isso mesmo!
Porém o que realmente quero discutir nesse post é o número exacerbado de produções científicas de profissionais de áreas distintas abordando sobre os arquivos escolares. Simples, faça uma busca no nosso famoso google com o título "arquivos escolares" sem dúvida nenhuma um considerável percentual de pessoas que abordam sobre o tema são pedagogos, historiadores, bibliotecários. E o pior, muitas vezes esses textos veem com erros grotescos e informações confusas. 
O que pensar?? Será que nós arquivistas não estamos bitolados em pensar apenas sobre arquivos de empresas, instituições federais, judiciais? 
Essa realidade precisa ser mudada, e fico feliz com alguns projetos que já vi na UEPB, também li alguns da UFBA. Na real, precisamos dá essa importante passo para a construção da arquivologia como ciência, só discutindo bem todos os aspectos alcançaremos esse ganho.

Enfim, vamos escrever galera...

Nenhum comentário:

Postar um comentário