sexta-feira, 1 de março de 2013

A "pegadinha do malandro" na prova específica

Olá caros colegas!

O tema de hoje gira em torno dos concursos e suas polêmicas elaborações. Vamos lá!

Um dia desses, lendo um bom artigo do advogado Alessandro Dantas, percebi que a área de Arquivologia, em boa parte dos concursos destinados aos profissionais arquivistas, parece pecar na prova específica. Explico: há um complexo de mau elaboração da prova, onde "curiosos" se "dão ao trabalho" de elaborá-la. Vocês veem que comumente há uma confusão nas provas, onde é pedido assuntos da Biblioteconomia que nos livros de Arquivologia nem sequer existem? Outras coisas que considero equivocadas é o uso abusivo do assunto relacionado a classificação de documentos, onde a abordagem nas duas áreas são diferentes. Alguém me belisque, mas na área arquivística precisamos saber toda a tabela da CDD e CDU?

Por isso, muito cuidado! Verifique bem a prova, a coesão e os assuntos pedidos no conteúdo programático. Se houver "confusão" por parte da banca nos assuntos, recorra. Você, melhor do que ninguém sabe, o que é e o que não é da alçada de sua área.

E lembre-se: devagar, chegamos lá!

2 comentários:

  1. É verdade. Eu já fiz concurso para Arquivista, ao qual caiu questões relacionadas a Biblioteconomia. Humm me vem na cabeça, quem elabora essas provas? Bibliotecários? Se sim, acho que a confusão começa aí. Os bibliotecários estudam disciplinas relacionadas ao arquivo, aí me questiono: Qual o objeto de estudo da Biblioteconomia? Enquanto isso não ficar claro, continuaremos sempre com esse problema :S

    ResponderExcluir
  2. Na prova que fiz em Petrolina e outro do IFRN caio três questões de biblioteconomia. Na verdade o curso de biblioteconomia só tem uma unica disciplina de técnica de arquivo e é optativa, mas isto é um grande equivoco da banca que elaboram os provas de concurso para Arquivologia. Ai é que esta o X da questão a banca que elabora é que deveriam pesquisar e ver que Biblioteconomia não representa Arquivologia.

    ResponderExcluir