sexta-feira, 16 de março de 2012

Concurso público: oportunidade de seguridade ou fábrica de dinheiro da Administração Pública?

Muito bem, meus caros! Hoje o tema soa polêmico para alguns e um tanto estranho para outros. Já explico...
Pensou? Refletiu? Eu deveria deixar para fazer essas perguntas no fim, não? Mas pense agora no título da presente postagem... pensou? Certo... então, vamos lá.

Você aí, sentando em frente ao pc, já viu a quantidade de concursos que estão pra sair, certo? O G1 listou aproximadamente uma determinada quantidades de vagas que deveram ser disponibilizadas ainda esse ano, para o provimento de diversos cargos. Foram mais de 170 mil vagas! Isso mesmo... olha a oportunidade! Dentre isso, incluímos através das vagas a oportunidade de ficar a espera, melhor dizendo, da boa vontade administrativa pública: o famoso e imbatível CADASTRO DE RESERVA. Ele mesmo. O melhor companheiro para aqueles que não querem nada sério agora, mas que se do "mato sair cachorro" acabam correndo atrás. Ou para aqueles, que como eu (e a torcida da seleção brasileira), agora esperam, esperançosos por uma "vaguinha", nem que seja com desvio de função, para garantir aquela estabilidade.

Mas muito se questiona sobre a capacidade de arrecadação que alguns concursos fazem do CR. Isso... já pensou que, por exemplo: num concurso, onde se abre vagas para uns 20 cargos (eu só incluí aí os de nível superior), 3 vagas para 16 dos 20 cargos, alguns chegando a no máximo 5 vagas, contando aí com o CR (eita bendito!) se inscrevem em média uns 300 para cada um (olha, 300 é fichinha... tem concurso aí que dá mais de 100 mil por 300 vagas). Faz as contas, baseado na taxa de inscrição... pá! Imagina o total arrecadado... pensa no número de pessoas que proveram essas vagas. E a quantidade no cadastro de reserva. Para aqueles que passaram, parabéns. Estão municiados para uma estabilidade financeira que todo trabalhador merece. Para os que ficaram no cadastro de reserva, resta as orações, a boa vontade dos políticos (é, eles criam os códigos de vagas!) e da administração pública, que dentre as suas obrigações, está a de manutenir o seu corpo administrativo. Feito isso, os candidatos no CR sonham com dias melhores.


Mas "iaí", pensou no total arrecadado? Milhões, né? Eu não sei onde esse dinheiro é investido... gostaria de saber (alguns vão para o "Tesouro da União", quando se trata de concurso federal). Eu citaria até o caso que Carol abordou no post dela, sobre a capacidade que nós, estudantes/profissionais/pais de família temos de nos abster de determinadas situações, nesse caso, concursos públicos. Quem nunca desistiu daquele concurso por falta de R$? Quem nunca desistiu daquele concurso por seu quadro de provimento ser exclusivamente e especialmente direcionado ao CADASTRO DE RESERVA?

O título do post pode dar duas, três, quatro, cinco, n respostas. Cabe a cada um pensar...

E aí, pensou?

Um comentário:

  1. Concurso... óh que coisa que anda stressando muita gente viu... pelo amor de Deus. Tá virando um circo, ou um banco?? Sei lá...

    ResponderExcluir