sábado, 26 de maio de 2012

Associação, importância e desafios

Olá!

O presidente do SINARQUIVO, Daniel Beltran, abriu uma discussão no facebook para possibilidades de fortalecer o Sindicato Nacional de Arquivistas. Esse é um passo importante para estabilidade de uma classe profissional, se feito com compromisso e responsabilidade. As ações devem ser consumadas em objetivos (comuns) que fortaleçam a coletividade, e somente esta.

Falando em associações, pode-se afirmar que hoje ela representa a vontade de um determinado grupo de indivíduos em constituir unidade e se propor a ações não mais sob a personificação de pessoa "físicas, e sim "jurídica". Com a constituição de instituição, qualidades como a união e o ativismo - em prol do (re)conhecimento da profissão e conquista de "espaço" a níveis sócio-culturais e econômicos - viabilizam ações articuladas com maior foco, direção e intensidade.

Nesse sentido, é que se determina como uma espécie de "obrigatoriedade para notoriedade" em relação a profissão de arquivista a articulação de associações, agindo em sincronia e resguardando o espaço para tal especialista. A "obrigatoriedade" que falo não necessariamente deve ser remeter ao sentido rígido, de ritual, dever. Na verdade, em tempos como a contemporaneidade, caracterizada pelo seu grande fluxo informacional, de acesso para (novas) fontes de informação (vide a lei de acesso à informação) e a necessidade de profissionais especializados, torna-se "quase" obrigatório afirmar o arquivista como peça-chave nessa cadeia de processos, principalmente institucionais. A notoriedade é, sem sobre de dúvidas, um dos maiores desafios da profissão. E esse desafio é lançado também as associações (com sua circunscrição delimitada).

A "Associação dos Arquivistas da Paraíba" promete vir para fortalecer essa notoriedade e agir dentro de seu limite: o Estado da Paraíba. A associação servirá como "ponte" para diversas situações. Dentre elas:
  • Maior união entre UEPB e UFPB, no sentido de publicidade dos profissionais arquivistas que formam;
  • Monitoramento e possíveis ações contra a ocupação desordenada do espaço de trabalho do arquivista;
  • Fiscalização e pronunciamento de concursos públicos irregulares;
  • Ações de "publicidade e marketing" para difusão da (importância) profissão arquivista;
  • Fomento, junto à Administração Pública, de concursos para provimento de vagas;
  • Integração com as instituições particulares, lançando oportunidades de emprego de forma transparente;
  • Criação e fortalecimento de eventos arquivísticos;
  • Colaboração na criação de políticas públicas de arquivos, recolocando o arquivista como peça fundamental em tais construções.
Estão aí algumas das ideias da Associação. O fortalecimento deve vir da base até o topo. Dessa forma deve ser com a Associação dos Arquivistas da Paraíba e consequentemente com o SINARQUIVO. As ações devem sempre visar a melhoria, a visibilidade e a importância do arquivista, como uma peça típica desse "jogo de xadrez" institucional brasileiro.

Opiniões são bem-vindas!

Abraços

Dacles Silva"


Nenhum comentário:

Postar um comentário