quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O desafio de ser um arquivista!

Olá gente,

O que é ser um arquivista? Como é desbravejar esse mundo tão novo ainda? Um mundo de descobertas, de portas ainda muito fechadas...
Hoje, arquivista, vejo um leque de possibilidades: concurso, empresas privadas, mestrado... O que seguir? Qual escolha a se fazer?
Bem em relação a concursos, vejo a arquivologia acontecendo, e aparecendo! Graças a Deus!
As empresas privadas estão aí é! Um mundo a ser explorado, um potencial!
E o mestrado? Ahh esse me encanta! Poder partilhar e dividir o meu conhecimento. A docência é uma troca, é mágico e inexplicável! É um navio que pretendo embarcar!

Mas analisando isso tudo, qual o maior desafio de um arquivista hoje?

OPORTUNIDADE!

Acredito que esse é a palavra chave, basta o arquivista ter a oportunidade de apresentar seu trabalho, que não tenha dúvida, esse será reconhecido! Qual empresa hoje não deseja um arquivo de acordo com as normas? Ainda mais quando remetemos a Lei de Acessoa a Informação, tão comentada atualmente.

Digo e repito o maior entrave para um arquivista hoje se chama: OPORTUNIDADE!


Abraços e até breve!

2 comentários:

  1. Quanto a ser reconhecido é óbvio que uma empresa ira almeja apresentar para seus parceiros e clientes que sua empresa tem um ARQUIVISTA e que o tratamento dado a documentação do macroprocesso administrativo da empresa estão sendo realizado dentro das normas arquivistica.
    No entanto, como já estou há certo tempo no mercado de trabalho exercendo na área podemos perceber que há certo glamour quando uma empresa tem em seu quadro departamental um Arquivo bem estruturado, mais há um porem do outro lado da moeda é que aqui no Nordeste se pagam muito pouco, como diria um salário desmerecido para um arquivista graduado. E olhe! Eles fazem exigências que você seja formado tenha exercido já a profissão e que tenha experiência em Gestão eletrônica de documento e sendo gestor do arquivo.
    E oferecem um salário imoral desmerecendo ao profissional ARQUIVISTA, Isso acontece porque não temos ainda uma associação forte ou sindicato que dê apoio à categoria Profissional.
    E o meu desejo como profissional é que um dia possamos ser reconhecidos como tal e posamos ser reconhecido sim, pelo nosso potencial e pela remuneração apropriada e justa, e não que sejamos um mero modelo de glamour para as empresas. Porque somos uma categoria que temos um diferencial, temos o poder da informação e quem tem informação tem tudo.

    ResponderExcluir
  2. Josedete,

    Você me fez pensar ainda em um problema maior, empresas que querem contratar arquivistas e não querem assinar a carteira com tal função, em relação ao salário, concordo plenamente com você. Nosso trabalho é de extrema importância para um bom funcionamento institucional, porém financeiramente não somos reconhecidos. Triste realidade.

    ResponderExcluir