quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pera lá! (Só) Papel?

Olá meus caros!

É. Sou eu. Dacles!

Vamos lá, diretamente ao ponto: como nós arquivistas queremos, no dia 20 de Novembro, quebrar o paradigma do arquivista não como mero guardador de papéis, se nas nossas noções de representação imagética sobre a profissão o papel sempre tá lá, em formato de processo, folha A4, gaveta, armário etc?

No mínimo, é contraditório, não acham? Não podemos esquecer o conceito de documento. Tá ligado? Independente do suporte? Sim, certo. Mas porque o suporte é sempre representado pelo papel? Eu sinto como uma questão cultural que se enraizou fortemente na imagem da profissão e não larga "o osso" se nossa mentalidade não mudar.



A concepção que uma sociedade faz de determinado "fazer" é difícil e demanda tempo de mudar. Mas será que um dia chegaremos no ideal? Desculpem, eu não vejo situação "minha profissão é representada por papel" como ideal. Vamos lá pessoal! Criatividade é uma tendência que o arquivista deve ter. Achei formidável, e sem puxa-saquismo, o símbolo adotado pela gestão do prof. Washington e prof. Mara para coordenação de curso. No fim, se tornou o símbolo do curso da UEPB. Vi também o da UFPB, apesar de não ter me atentado para o seu significado, percebi que foge da estigma de "papel". É disso que precisamos.

Afinal, em plena era de revolução tecnológica, até onde o papel e os meios tangíveis vão significar algo num futuro cheio de "surpresas"?

Abração!


Um comentário:

  1. Gostei da publicação!!!! Simbora comunidade arquivística mudar essa imagem, esse paradigma sim!!!! =D \o/ Mas se me permite, eu ainda sou "amante" do papel!!! Mesmo entendendo a importância das tecnologias como profissional da área!!!!! Adoro ler um livro e folear as páginas, ou, pegar aquelas velhas fotografia, ou ainda, aqueles documentos antigos com meu cartão de vacinação!!!kkkkkkkkkkkkk!!!!!!
    Super abraço Dacles !!!
    Desde já Feliz dia do Arquivista, Arquivólogo, Arquivologista pra gente!!!!! E parabéns pelo blog!!!! =D Pollyana S Souza

    ResponderExcluir