quarta-feira, 15 de maio de 2013

A sociedade da informação e a Web Oculta (ou invisível, Deep Web)

Olá meus caros!

O tema hoje é um tanto polêmico!

Vamos dá uma sacada?
"Simbora!".

...

A sociedade da informação, como penso, é uma conjuntura de (re)produção e acesso de informação por todas as partes constituintes de um determinado meio social. Não considero como principal fenômeno da sociedade da informação o simples fato de os grandes veículos de informação nos "bombardearem" com sua matéria-prima. Dentro desse universo, o meu vizinho, colega, pai, mãe produz informação (seja de que caráter for) e a distribui (intensamente, principalmente por redes sociais ou blogs) de maneira que, ao juntar todos àqueles que se enquadram nesses parâmetros, há uma verdadeira "rajada" de informações provenientes de diversos contextos, portanto, com significados e significações diferentes.

Aííí é que entra o debate (e que toca [in]diretamente também a questão de acesso da informação). Não sei se vocês já ouviram falar na "internet oculta" ou "Deep Web". Pois então, trata-se de toda informação (sites, blogs, fóruns ou páginas em geral) hospedadas na Web que não são rastreadas (indexadas) pelos buscadores (Google, Cadê, Yahoo!, Altavista, etc). Não sendo elas indexadas, ficam como "caminhos" invisíveis. Ou atalhos que só determinadas pessoas conhecem. A Wikileaks surgiu lá, pra depois passar a Surface Web (essa que estamos agora). Só por via dos detalhes, a forma de acesso a Deep Web é feita por navegadores exclusivos, como o Tor.

Se elas não são rastreadas, há liberdade de compartilhamento de informação, e você já deve supor que essa tal de "Deep Web" é terra sem lei, não? Sim e não. Se diz por aí, que existe um patrulhamento ferrenho por parte da Polícia Federal, FBI e CIA. Mas por que?

Essa é a parte marcante dessa camada da Web; ela é famosa por distribuição de materiais um tanto duvidosos (e macabros). Conteúdo sobre pedofilia, assassinatos, experiências científicas perturbadoras, etc e etc. Imagine uma coisa "maléfica" que o ser humano pode fazer ao outro? Lá você encontra. Nem precisa procurar muito, já que existe frequentemente "ataques" de "crackers" a páginas que distribuem boa informação, produzindo aquele link ou encaminhamento à conteúdo indesejável.

Em contrapartida, existe uma parcela nessa Web Oculta que distribui material um tanto quanto bom. E-book's, músicas, vídeos, textos raros, você pode encontrar lá. Além de entrar em fóruns e discutir de uma forma mais privativa (afinal, na "Surface" privacidade é o que você menos tem). Para você não achar que a Deep Web foi "imaginada" como um local de publicação de coisas ruins, o Laboratório de Fuzileiros Navais dos EUA era (ou ainda é) quem utilizava para troca de informações (não dá pra confiar um projeto ultrassecreto sobre "armas nucleares" na Surface Web. Já imaginou se isso cai na mão de alguém com intenções um tanto quanto duvidosas?).

Mas, e essa sociedade da informação, hein? Onde ela se encaixa nisso tudo? E o conceito de acesso à informação? É ideal para o conceito de Deep Web? Estamos preparados (humanamente, psicologicamente) para absorver uma enxurrada, melhor, tempestade de conteúdo que deriva do lado "bom" ou "mau" da força? Essa seria de fato a "verdadeira" sociedade da informação, do ponto de vista que os conteúdos são advindos de diversos contextos sociais e aparecem espontaneamente?

O conceito, hoje discutido, sobre acesso à informação revalida o simples fato que nem tudo que é informação tem que estar disponibilizada para o usuário comum e sua curiosidade ferrenha?
E quais lições o arquivista pode tirar da Deep Web?

Que lições você tira?

Um comentário:

  1. Ola, gostaria de saber se vocês tem como me ajudar! Eu estou fazendo um trabalho de conclusão de curso e é sobre o Wikileaks, e eu preciso fazer uma pesquisa de campo, gostaria de saber se algum entendedor do assunto estaria apto a responder algumas perguntas! Obrigada desde já!

    ResponderExcluir