sexta-feira, 10 de maio de 2013

Arquivo e arquivista... o ideal x realidade

Olá gente,

Desculpa mais uma vez a ausência. O trabalho ultimamente tem me consumido. Enfim... de trabalho é que se ganha o pão de cada dia...e assim caminha a humanidade...

Ultimamente venho pensando, observando e refletindo... Como seria bom se o ideário de arquivo, que aprendemos, observamos, idealizamos na universidade fosse real. Para alguns, poucos (sortudos), que vivem em um arquivo padrão... Parabéns, mas infelizmente, essa não é a realidade da maioria.

Lutar por melhorias no arquivo é difícil e muitas vezes desgastante... E essa dificuldade não é só reflexo de empresas públicas, mas de privadas também.

É decepcionante, muitas vezes, você ser arquivista, ter excelentes propostas  mas aquilo ser considerado inviável, ou simplesmente ser enquadrado num plano futuro.

Não estou aqui para colocar um balde de água fria na cabeça de nossos estudantes, mas sim para alerta-los que o mundo aqui fora, é muito mais complexo que uma tabela de temporalidade, ou um plano de classificação. Gosto muito do que faço, e desejo muito passar minhas experiências para quem deseja escutá-las.

Nosso maior entrave é como colocar o arquivo como foco na empresa/ou instituição, como fazer o gestor acreditar no nosso trabalho, e por fim investir nele. Acreditar em um arquivista, não é simplesmente contratá-lo e colocá-lo o arquivo, mas sim, acreditar e investir no seu trabalho/esforço.

Imagina, que legal e que divulgação, o arquivista de uma instituição divulgar ou publicar seu trabalho em eventos???

Fica a reflexão...

2 comentários:

  1. Uma ótima reflexão e compartilho de seu pensamento. Ótimos trabalhos podem ser realizados em qualquer arquivo, e sim, estou falando de trabalhos acadêmicos mesmo. Métodos de arquivamento, novos testes com diferentes metodologias, a mescla de técnicas em busca de resultados melhores, enfim. Mais difícil do que fazer o gestor reconhecer o papel do arquivista em qualquer esfera de atuação é fazê-lo reconhecer o papel de pesquisador, claro, contanto que essa seja a vontade de quem esteja atuando. Concordo, investir em pesquisas dentro do ambiente de trabalho é muito vantajoso também para quem emprega. Claro, não deixa de ser um marketing. E dos bons!

    ResponderExcluir
  2. A estrada é longa e o caminho difícil... Mas a luta é boa!

    ResponderExcluir